TESTE DE AUTO-AVALIAÇÃO


JOSÉ RICARDO HILDEBRANDT COUTINHO


COUTINHO JRH. Teste de Auto-Avaliação. Rev bras Coloproct, 2009;29(4): 519.

1. Paciente com 60 anos de idade, sem história familiar importante para neoplasia colorretal, foi submetido a uma colonoscopia de rotina que foi completa, com preparo adequado, e na qual foi retirado inteiro um único pólipo de sigmóide com 0,8 cm de diâmetro. O exame histopatológico mostrou um adenoma tubular com displasia de baixo grau. Segundo as atuais diretrizes da American Cancer Society , a próxima colonoscopia deve ser realizada dentro de:
A. Seis meses.
B. Um ano.
C. Dois anos.
D. Três anos.
E. Cinco a dez anos.

2. Se no caso descrito acima o resultado do exame histopatológico mostrasse ser um pólipo hiperplásico, a recomendação para a próxima colonoscopia seria de:
A. Um ano.
B. Dois anos.
C. Três anos.
D. Cinco anos.
E. Dez anos.

3. Paciente com 40 anos de idade, portadora de retocolite ulcerativa inespecífica, em uso de mesalazina, apresentou quadro clínico de início agudo com febre, mal-estar geral, conjuntivite e placas eritematosas e dolorosas no pescoço, dorso e membros superiores. O hemograma mostrou leucocitose com neutrofilia, aumento da hemossedimentação e da proteína C reativa. Foi realizada biópsia de pele que revelou infiltrado dérmico predominantemente neutrofílico, com dilatação vascular, mas sem vasculite. A causa mais provável é:
A. Síndrome de Sweet.
B. Alergia à mesalazina.
C. Sepse cutânea.
D. Eritema nodoso.
E. Pioderma gangrenoso.

4. Na situação descrita no caso acima, o tratamento a ser instituído deve ser à base de:
A. Antibiótico tópico.
B. Antibiótico sistêmico.
C. Corticosteróide tópico.
D. Corticosteróide sistêmico.
Anti-histamínicos.